As Librianas na Cozinha: Cupcake de Omelete

By Lu


Segunda é o dia oficial de começar a comer mais leve, mais fit. Mas é preciso variar, pois sempre a mesma folhinha de alface não dá né.

Então eu vim compartilhar com vocês uma receita que se encontra fácil na internet e há tempos eu queria experimentar. É uma omelete de forno em forma de cupcake. Então para ficar mais fofo e apetitoso, adotei de cupcake de omelete 🙂

Vamos à receita?

Ingredientes e utensílios:

  • forma de cupcake (pode ser de alumínio ou de silicone)
  • manteiga, azeite ou outro item para untar a forma, se necessário
  • fouet ou garfo
  • ovos
  • queijo ralado
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • ingredientes para o recheio à sua escolha

A primeira coisa que eu faço é separar tudo que eu vou utilizar, o famoso mise em place. Eu sou muito atrapalhada e a minha cozinha é bem pequena, então surpresas no meio da receita só me complicam.

Nesse momento, também gosto de já ir ligando o forno para começar o pré-aquecimento, ainda mais nesse caso em que a receita é rapidinha.

Depois é a vez de untar a forma, caso seja necessário. Eu estreie essa de silicone que veio de brinde com o micro-ondas lá em 2013. Eu acho que não precisava untar mas…queria testar esse spray que comprei nos EUA hehehehe.

Conclusão: spray oleoso à vera, acabei tirando boa parte da manteiga com o papel toalha. Não recomendo!

Preparação pronta, agora é colocar o recheio da omelete nas forminhas. No meu caso eu pus queijo minas, queijo muçarela, peito de peru, cebola roxa e tomate. Mas fique livre para usar a sua imaginação.

Dica de ouro: termine o seu recheio com um pouquinho de queijo ralado em cima.

IMG_2913

Agora é a vez de bater os ovos. Eu comecei com 2 ovos, mas acabei precisando adicionar mais um para poder completar a forma. Nesse ponto, também temperei com sal e pimenta do reino à gosto e bati tudo com um fouet – mas pode ser um garfo mesmo.

Aí é sé completar as forminhas com os ovos batidos.

Dica: vem com o fouet – ou o garfo – que você estava usando e dar uma empurradinha de leve no recheio para o líquido completar bem a forma.

forma

Feito isso é partir para o forno. O forno já tem que estar pré-aquecido em 180°. As receitas que eu vi na internet calculavam mais ou menos 20 minutos, e foi com essa timeline que eu comecei. Mas a realidade foi que demorou entre 35 e 40 minutos para ficar pronto.

Dica: comecem com 15 minutos e depois vão verificando de 5 em 5, já que esse tempo pode variar de um forno para outro.

Voilá!! Fica lindo e muito gostoso. E, no meu caso, fiz quatro e guardei dois na geladeira, garantindo o jantar do dia seguinte.

prato

Gostou do post? Então comenta, elogia e faça perguntas aqui embaixo nos comentários. Para críticas, espere na linha que nós já iremos atendê-lo.

Deixe um comentário

