Achados do Netflix: The Hunting Ground

By Lu


 

Se você assistiu ao Oscar desse ano, sabe que uma das canções indicadas ao prêmio foi Til It Happens To You, interpretada por ninguém menos do que a Lady Gaga. A apresentação foi linda e emocionante, o que acabou me chamando a atenção para o documentário The Hunting Ground, para o qual ela foi escrito.

The-Hunting-Ground

Num desses dias de bobs, estava procurando o que assistir no Netflix e vi que The Hunting Ground já estava disponível. Então tomei coragem – pq já sabia que o tema era pesado – e dei play.

O documentário é muito bom. Apesar de lidar com um tema bem delicado – que é o abuso sexual dentro das universidades norte-americanas – não achei a narrativa exagerada. Pelo contrário, o posicionamento do filme é sempre corroborado com estatísticas, entrevistas, e etc.

O único comentário que eu teria, e mesmo assim de um teor mais “técnico”, é que notei uma perda do foco. Ao início, o filme parece se propor a abordar a questão do abuso sexual nas universidades, mas depois o foco passa a ser quase que exclusive sobre a resposta das universidades com relação a esses abusos. Não me incomodou e não achei que diminuiu o valor do filme.

Pelo contrário, acho que funcionou com a narrativa. O filme na verdade segue as ativistas Andrea Pino e Annie Clark, ambas vítimas de abuso sexual, ativista e co-fundadoras do End Rape on Campus. Elas ressaltam que o papel da universidade passou a ser importante quando todos os sobreviventes relatavam que foram ignorados ou silenciados por suas faculdades. Então, da mesma forma que a pesquisa delas muda de foco, o filme também muda.

Obviamente não indico esse filme se você está em busca de algo leve e divertido para um final do dia. Mas indico muito se você está preparado para assistir algo sério e, é claro triste.

Depois de assistir ao filme, confesso que me surpreendi por ele não estar ao menos entre os indicados ao prêmio. Mas, como eu não assisti aos demais, terei que dar uma de Glorinha pires e dizer que “não posso opinar”.

Deixo abaixo o trailer do filme, o clip da música e a apresentação belíssima da Lady Gaga com algumas das vítimas no Oscar 2016.

Gostou do post? Então comenta, elogia e faça perguntas aqui embaixo nos comentários. Para críticas, espere na linha que nós já iremos atendê-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s