Trekos Psicodélicos, uma alternativa cheia de estilo no mundo da moda.

By Vi


No começo do mês fui na feira do Lavradio no Rio de Janeiro. Já tinha ido outras vezes, mas fazia tempo que não visitava. Aproveitei para conhecer e prestigiar o estande da loja do amigo Juka Garibaldi, a Trekos Psicodélicos. Quem não conhece a feira precisa ir, acontece todo primeiro sábado do mês na rua do Lavradio. Com um clima boêmio e com jeitinho da Lapa, é um ótimo programa para cariocas e turistas.

Fiquei com medo de não encontrar a Trekos Psicodélicos no meio de tantas barraquinhas interessantes, mas de longe já reconheci a loja mais alternativa de lá e seu idealizador na frente conversando, cativando a atraindo os mais variados clientes. É uma vibe muito louca e encantadora. Fiz uma pequena entrevista com o ator e dono da Trekos Psicodélicos para divulgar um pouco essa figura que tenho a honra de chamar de amigo, Juka Garibaldi, e sua marca super criativa.

Como surgiu a marca Trekos Psicodélicos?

A marca veio do meu amor pela PSICODELIA… Acho que desde criança eu era diferente, andava com os braços todos riscados como se fossem tatuagens… rs. Na adolescência frequentei um clube chamado “Fim de Século” onde comecei a customizar minhas roupas e comecei a criar meus próprios acessórios. Colocava fio de telefone no pescoço como se fosse colar, corrente de moto… Tudo virava acessório. Fazia uns colares de tazo (vinha dentro do salgadinho), usava um cd pendurado em um cordão. Acho que a marca surgiu por achar tudo muito careta na cena underground do Rio, comparado a São Paulo por exemplo. Mas graças à Nossa Senhora dos Undergrounds essa barreira não existe mais.

De onde veio a ideia de criar a loja?

A loja por enquanto fica dentro de uma loja colaborativa, onde existem outras marcas. Tenho lá um espaço com algumas coisas, mas quero abrir uma TREKOS PSICODÉLICOS maior, com a minha pegada, mas ainda são somente planos futuros. Aceito convites de outros espaços que queiram a minha marca, pode ser loja colaborativa, estúdio de tattoo ou qualquer caverna underground.

Qual a sua principal fonte de inspiração?

Me inspiro no rock, na psicodelia, em brinquedos, na moda Vintage, no Japão, Londres… Nos cyberpunks, nos clubbers… Em tudo o que transgride essa coisa chata “mais do mesmo”. Ah, o lúdico e o macabro são sempre uma ótima inspiração. Essa semana fui chamado de Tim Burton da moda aqui do Rio pelas exposições que faço na TREKOS PSICODÉLICOS.

Qual sua ligação com o mundo da moda?

Minha ligação vem desde criança, quando já transformava minhas peças… Nunca gostei de ser mais um, acho que como artista nem posso.  Sou formado em artes cênicas e isso me proporcionou um entendimento do ser humano que transponho em tudo o que faço. Assim como também tem gente formada em moda e não tem talento nenhum, sem o “q” a mais sabe? Tem estudo mas não tem personalidade, não imprime nada.

Qual sua relação com a arte? Você acha que as diferentes manifestações artísticas se conectam?

Relação total! Nasci artista, não sei ser outra coisa. Certamente todas as ramificações da arte se conectam… Teatro pode ser poesia, poesia pode ser música, pintura pode ser moda… e por aí vai. Conexão total!

A Trekos Psicodélicos reflete sua personalidade?

A marca sou eu! Não vendo nada que não acredito. Só faço o que gosto e o que me toca de alguma maneira. Tudo é um reflexo da minha alma, desde a exposição dos meus brinquedos, tudo é a minha verdade! A TREKOS PSICODÉLICOS é o Juka… minha alma, minha casa, minha verdade.

E o mais importante, onde encontrar a Trekos Psicodélicos?

Você encontra no Espaço Bel Maciel (loja colaborativa de criadores de moda, localizada na zona norte da cidade, na saída B do metrô de Maria da Graça), Bazar NOIR (o evento de moda mais alternativo do Rio), no Lavradio todo primeiro sábado do mês, e em feiras alternativas e underground do Rio. Ainda quero São Paulo também. Vou estar no MERCADO MUNDO MIX (MMMIX) que está de volta ao Rio nos dias 25 e 26 de junho na Fundição Progresso.

Quem é Juka Garibaldi?

Sou um artista, maluco do bem, um criador lúdico, um empreendedor da psicodelia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gostou do post? Então comenta, elogia e faça perguntas aqui embaixo nos comentários. Para críticas, espere na linha que nós já iremos atendê-lo.

Deixe um comentário

