Vamos desapegar?

By Lu


Eu sempre fui uma pessoa que tive muita coisa. Muito brinquedo, muita roupa, muito livro, muito dvd etc…. Acho que o fato de gostar de coisas diferentes combinado com o meu instinto consumista deu nisso. Eu já fiz mergulho, tênis, krav-maga, balé…e cada uma dessas coisas adicionou itens na minha vida. Mas nunca me considerei uma acumuladora em si.

Claro que ainda na casa da minha mãe eu tinha um quarto “cheio”. Era muita coisa em um único cômodo: livros, dvds, tv, uniforme desse bando de coisa que falei…. Mas quando me mudei arrumei cada qual em seu lugar (ou bem próximo disso).

Sim, caro leitor, porque apesar de ser uma pessoa que acumule muitas coisas, eu curto organização, cada item no seu quadrado. Meu sonho é aquele closet com tudo arrumadinho, com os sapatos e as bolsas organizados como em uma loja.

Além disso, nunca tive problema em desapegar do que estava sobrando. Meu apego a um item é mais sentimental. É a caixa de música que ganhei do meu avô, o bichinho de pelúcia que a minha mãe comprou enquanto viajávamos e a pulseira que a minha avó me deu.

Então, fazer a limpa no armário para doação nunca foi o problema. Desde que me mudei essas arrumações ficaram mais frequentes. Seja pela mudança em si, ou pela falta de espaço. E vou te dizer: amooooooo tirar uma sacola de coisas do armário. Abre espaço para coisas novas entrarem 🙂

filme1

Maior incentivo para o desapego e abrir espaço no armário para o novo

Mas é claro que devemos respeitar o nosso limite e o nosso tempo. Ninguém merece ficar triste porque doou um item que agora vai fazer falta, ou passar a frente aquele presente do ex em um momento de raiva.

No final do ano passado, depois de passar por uma nova mudança, resolvi ler o livro da Marie Kondo, A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida. Achei chatoooooooooooooo e exageradoooooooooooo. Juro, não entendi qual foi o hype desse livro. Sinceramente, não aprendi nada com ele. Ainda fiquei com raiva da autora que criticou souvenir de viagem, coisa que amo. Tenho prateleiras só para isso: eu olho e lembro de cada lugar que estive.

Eu já aceitei que nunca vou ser a pessoa que possui 10 camisetas básicas, dois jeans e mais umas 5 peças. Gosto de variedade e sou feliz assim. De tempo em tempo arrumo o armário e tiro peças que ou sei que não usarei mais ou que já não uso há bastante temo. E às vezes, mesmo sem uma arrumação, quando vejo uma peça ou objeto que já está lá parado, passo adiante.

Gosto muito de fazer isso com maquiagem também. Adoro maquiagem, e às vezes, principalmente em viagem, me empolgo. E por mais que não mantenha tudo em aberto, sempre tem algo sobrando. Então, se depois de testar um tempo o produto já sei que não gosto ou que não vou usar, prefiro doar do que deixar ele ali paradinho.

Enfim, tenho muito o que melhorar. Meu armário podia ser mais organizado, e sim eu poderia viver com menos itens na minha vida. Mas eu gosto assim, e desde que cada coisa tenha o seu lugar e a arte do desapego ocorra de tempo em tempo, não vejo problema em ter muita coisa.

Duvido muito que a Kim Kardashian tenha um armário vazio ou desarrumado. É só conseguir achar um espaço para as suas coisas, sejam 2 bolsas ou 50 😮

Então é isso minha gente, esse post é apenas uma dica para todas vocês praticarem a arte do desapego, seja no armário, na penteadeira, na estante, ou até no Facebook.

Doem para quem precisa, doem para as amigas. Adoro quando uma amiga minha fica com as minhas coisas e usa (né Vi). E ainda dá para fazer uma reuniãozinha em casa, para mostrar a sacola de desapego junto a um vinho #ficadica.

my-closet-tour-3

Closet da blogueira Camila Coelho: variedade mil e arrumação impecável = meta de vida

Gostou do post? Então comenta, elogia e faça perguntas aqui embaixo nos comentários. Para críticas, espere na linha que nós já iremos atendê-lo.

Deixe um comentário

